A Cooperitaipu -Cooperativa Regional Itaipu de Pinhalzinho SC iniciou um projeto de melhoria no sistema de produção de leite à base de pasto. Primeiramente reuniu seu Departamento Técnico e juntamente com a ATTO – Sementes Adriana realizou um treinamento específico sobre manejo de pastagens diferenciadas, com a participação de Julio Zanin, Jean Claude S. Gesser e Deomir Martini.

A região possui uma bacia leiteira muito forte e produtores com muito conhecimento na atividade leiteira.

A ideia da direção da Cooperitaipu é disponibilizar a seus associados mais opções de materiais forrageiros como o milheto híbrido ADR ¨6010 – Valente e o Azevém tetraploide Ceronte, estes possuem um potencial produtivo muito maior do que as cultivares plantadas na região, como capim Sudão e aveia preta. Além de dar condições para que os produtores consigam realizar suas pastagens de forma diferenciadas, também darão suporte técnico através de seus colaboradores para que o manejo destas pastagens também seja o melhor possível.

A produção de forragens com quantidade e qualidade está baseada em três pilares básicos, genética vegetal, adubação e manejo eficiente, quando uma destas não estiver presente na propriedade os resultados tendem a diminuir.

A Cooperitaipu dará continuidade ao projeto agora com palestras destinadas as famílias dos associados envolvidos na atividade leiteira.