Numa parceria entre Cotrisal, EMATER e Prefeitura Municipal de Gramado dos Loureiros foi realizado uma tarde de campo na propriedade da Família Silva.

Dois temas foram abordados: Planejamento, produção e manejo de pastagens e silagem de trigo da variedade TBIO Energia I.

O Eng. Agrônomo Valdir Sangaletti da EMATER abordou o tema referente as pastagens. Todo processo precisa ter passos  serem seguidos, a produção de pastagem com qualidade não é diferente, é preciso fazer um planejamento para saber a necessidade de alimento para o rebanho, fazer um plantio com espécies melhoradas e adubar mais do que e fosse para produzir grãos, pois a quantidade de alimento (Matéria Seca) extraído por ha é muito maior do que em cultivos de grãos.

O manejo adequado é fundamental para conseguir alongar o ciclo da cultura, além de possibilitar aos animais o cunsuno das pastagens no ponto ideal com muito mais qualidade bromatológica.

Em outra estação o assunto abordado foi produção de silagem de trigo, uma novidade ainda no município, mas que já foi percebido pelos produtores que é uma alternativa promissora, pois além de aproveitar áreas ociosas no inverno para produção de volumoso, ainda é possível produzir um alimento com alta qualidade.

Os participantes do dia de campo ficaram impressionados com a qualidade do trigo TBIO Energia, além de uma grande quantidade de massa também possui muito grão e mesmo com uma semana de muita chuva e vento a lavoura não teve problemas com acamamento, muito diferente se na área tivesse aveia, esta possívelmente estaria toda acamada.

Enquanto muitas propriedades já estão sem pastagem de inverno, algumas já com as de verão instaladas, capim sudão, na propriedade da Família Silva o azevém e a aveia continua produzindo muito alimento e com alta qualidade, isto tudo é fruto de investimento no momento do plantio, além de manejo adequado e adubação de cobertura realizada conforme a recomendação técnica.


Fonte: Meu Tambo