A recomendação para altura ideal de entrada e saída da pastagem, visando aproveitar da melhor forma possível o alimento disponível, segue recomendações diferenciadas em função do tipo, principalmente se comparadas entre anuais de inverno e de verão. No vídeo deste post temos uma pastagem de milheto no ponto ideal e outra já passada, sendo possível visualizar diferentes comportamentos dos animais.

A altura ideal é aquela em que a planta esta expressando seu maior potencial, não somente em quantidade de alimento, mas sim no equilíbrio entre quantidade e qualidade, além de levar em consideração um fator muito importante que é a longevidade da cultura.

Quando a pastagem passou do ponto ideal os animais começam a selecionar o alimento, buscam sempre priorizar o consumo de folhas, mesmo que par isto precisam ficar muito mais tempo em pé dado muito mais bocadas. Se a pastagem estiver na altura certa o animal irá consumir o alimento necessário num menor período e com muito menos gasto de energia, sobrando mais tempo para ruminação.

É muito importante observar o comportamento dos animais, eles nos dizem muita coisa, independente do sistema de produção. Neste vídeo onde o pasto passou do ponto é percebível o quanto o animal seleciona o alimento e precisa locomover-se para encontrar um bom alimento, enquanto que na pastagem com altura ideal o animal permanece parado e dando muito menos bocadas, pois a quantidade de alimento recolhida por bocada é muito maior.

Quais os fatores que devem ser levados em consideração para manter a pastagem na altura correta?

- Primeiro passo é calcular a área em função do plantel existente na propriedade;

- Saber o ponto certo para entrar no primeiro pastejo;

- Acompanhar a velocidade de crescimento da pastagem com a capacidade de consumo dos animais;

- A roçada é fundamental para manter o equilíbrio entre produção e consumo;

- Utilizar a adubação nitrogenada da forma mais correta possível;

- Saber manejar o restante da dieta para otimizar ao máximo o consumo de pasto;

- Mudar algumas rotinas de manejo quando necessário, principalmente no verão;


Fonte: www.meutambo.com.br