Quando o sistema é produção de leite a base de pasto uma das maiores dúvidas do produtor é a seguinte: Da para largar os animais na pastagem em dias de chuva?

A resposta é: Depende.

Depende de como foi implantada a pastagem, caso foi realizada conforme as recomendações técnicas com o uso de espécies e variedades melhoradas, com um stand de plantas adequado, com uma boa adubação respeitando a altura de entrada e saída dos animais e com piquetes dimensionados corretamente aí sim pode fazer o pastejo em dias de chuva sem problemas.

O segredo maior está no dimensionamento do piquete e na quantidade de alimento disponível no mesmo, pois caso o volume seja menor do que o necessário então os animais passarão muito mais tempo caminhando em busca de alimento e é aí que acabam estragando a resteva da pastagem e compactando o solo.

Outro fator que o produtor precisa saber é dosar a quantidade de silagem que ele deverá fornecer aos animais, buscando equilibrar com o volume de pasto disponível na pastagem, este também é um fator que poderá interferir na degradação da pastagem, principalmente em dias de solo muito encharcado.





Fonte: Meu Tambo