Ocorreu hoje o Seminário Regional do Leite da Cotrisal na Rondileite em Rondinha – RS, os participantes tiveram a oportunidade de assistir duas ótimas palestras que foram proferidas no evento.

A Zootecnista Marlussi Garzão responsável pelo programa de qualidade das rações Cotrisal apresentou aos presentes como é feito todos os processos internos para garantir um produto final de qualidade. Toda matéria prima que chega na fábrica é analisada por um moderno equipamento chamado NIR que dá os resultados imediatos sobre a qualidade e os níveis mínimos para cada matéria prima. Após todos os processos de fabricação serem efetuados então faz-se a análise da ração antes de sair da fábrica, isto garante a chegada na propriedade da ração com os níveis mínimos exigidos.

O professor Dr.  Mikael Neuman falou sobre silagem, muitos itens foram tratados, mas o principal fator determinante para se produzir uma silagem de qualidade segundo ele é o capricho do produtor. Pode-se ter o melhor híbrido, a melhor adubação, o melhor manejo e a colheita no ponto certo, mas se no momento de ensilarmos o material não se segue aquilo que é o correto tudo poderá ser perdido, caso o produtor fizer este processo correto e no momento da retirada da silagem da cova fizer errada, isto também poderá jogar todo um trabalho fora.

Segundo Mikael, a silagem é um processo que inicia-se lá no planejamento, passando por plantio, manejo, colheita, corte, retirada e fornecimento ao animal, se em algum destes processos ocorrer erros, então inicia-se as perdas que podem chegar a 100%.



Fonte: Meu Tambo